Produção de Banana com Rastreabilidade - Alimento de Origem

Rastreabilidade: compromisso de todos!

Consolidar as responsabilidades colaborativas referente à rastreabilidade de produtos vegetais frescos é dever de cada ente da cadeia produtiva de alimentos. Sejam eles produtores rurais, em organizações rurais ou individuais, beneficiadores, embaladores e classificadores, atacadistas e distribuidores e, por fim, os varejistas.

A exigência legal da rastreabilidade tem por objetivo fornecer rapidez à investigação por parte de órgãos de fiscalização, para quando ocorrer alguma inconformidade nas análises de resíduos de agrotóxicos. Assim será possível chegar mais rápido no responsável pelo problema e tomar as medidas cabíveis, responsabilizando as pessoas certas.

Os produtores rurais precisam se regularizar, ou então podem ficar de fora do mercado, para isso é necessário capacitar o produtor, para que ele tenha habilidade para produzir com segurança e responsabilidade. Para que esse processo seja consolidado de forma colaborativa cabe aos entes públicos e os prestadores de serviços em assistência técnica, a tarefa de ajudar os produtores a se enquadrar no que está sendo exigido. 

Ressaltamos que na Plataforma Alimento de Origem estão disponíveis todos os itens e documentos necessários para o seu cumprimento que são: Georreferenciamento das propriedades; Caderno de campo das cultivares; Geração da Folha de Expedição; Etiquetas com QRCode para rastreamento; Geração de relatórios das vendas e para o auxílio no recall dos produtos; Aplicativo para celular – Mais comodidade aos consumidores. 


Vídeos

Produção de Banana com Rastreabilidade - Alimento de Origem

Data: 1

Comentários