Encontro sobre rastreabilidade em Planalto

Encontro sobre rastreabilidade em Planalto

No dia 26/11, com intuito de dar condições de formalização, garantindo aos produtores a permanência no mercado com um alimento seguro e de procedência de forma colaborativa, (um dos princípios da ADMAU), realizamos mais um encontro sediado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em conjunto com a Emater e a Secretaria de Agricultura do município de Planalto. Na ocasião a pauta foi referente a utilização do módulo de rastreabilidade por parte dos agricultores. 

Vejam só que ação importante: por meio do nosso convênio com o município, hoje é disponibilizado para uso dos agricultores o nosso módulo de rastreabilidade na plataforma Alimento de Origem. Através do trabalho conjunto com os atores locais (Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria da Agricultura) há o benefício para os produtores utilizarem nosso sistema, contando com pessoas capacitadas para auxiliar no cadastramento e até mesmo utilização do serviço em suas várias etapas. 

Percebam que o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura ocorrem quando todos os parceiros trabalham de forma conjunta, tornando o processo da rastreabilidade menos oneroso ao produtor, assim, permitindo-o a permanência ampliando seu mercado.

O processo de adaptação às legislações geralmente é difícil, sendo importante para esta transformação o trabalho coletivo para facilitar o processo. Assim, é a partir da união de todos os entes envolvidos - técnicos, poder público, organizações e entidades - é que o produtor, o município e a região se desenvolvem.


Fotos


Comentários