Cartilha - Vamos de Horta?

Cartilha  - Vamos de Horta?

MÃOS À HORTA

Já imaginou aqueles espaços vazios ou livres da sua casa repletos de vida? Sabia que a presença de plantas além de embelezar o ambiente, harmonizam o humor, educam e contribuem para a promoção da saúde e da educação ambiental?

Queremos por meio dessa cartilha e da Live “Como Cultivar sua Horta Caseira” te convidar a se desafiar e adentrar o mundo das plantas e da biologia que nos cerca.

É possível em pouco espaço produzir de forma caseira temperos, flores, plantas ornamentais ou aromáticas. Cada uma delas tem propriedades intrínsecas que podem promover tua saúde, desde espantar mosquitos até ajudar na concentração.

As hortas caseiras possibilitam a produção de alimentos saudáveis; promovem, através da compostagem, a reciclagem dos resíduos sólidos orgânicos gerados na moradia; ajudam a manutenção da biodiversidade urbana; melhoram a limpeza, a condição sanitária e a estética dos espaços privados; contribuem para a segurança alimentar e nutricional das famílias e colaboram na economia familiar.

Com a pandemia, a preocupação com a saúde se torna mais forte e devemos aproveitar para criar bons hábitos que impactem positivamente a saúde humana e ambiental. E plantar em casa pode ser o início da mudança para adotarmos hábitos mais saudáveis na alimentação.

Cultivar seu alimento em casa traz maior proximidade com a natureza e possibilita ter hortaliças, legumes e frutas orgânicas, sem uso de agrotóxicos e com maior valor nutricional. E caso não haja espaço para hortas de legumes e verduras, há possibilidades para a produção de plantas medicinais que por meio de chás, infusões, compressas entre outras formas milenares de usos permitem o a prevenção, e em alguns casos, o tratamento de desconfortos. Alguns exemplos comuns podem ser: dores de cabeça, sintomas da TPM, estresse, dores localizadas, queimaduras, gastrites.... Enfim, de tudo!

Por isso reafirmamos, venha participar desta jornada e revolucionar sua casa, seus espaços abertos e sua relação com a natureza.

 


Fotos

Arquivos

Nome Arquivo
1 Visualizar

Comentários