APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

Segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), dezenove milhões de pessoas poderiam ser alimentadas com as 40 mil toneladas de alimentos que são desperdiçados diariamente no Brasil. Grande parte de todo esse desperdício poderia ser evitada com uma maior conscientização sobre a riqueza nutricional jogada no lixo ao se descartar sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos dos alimentos.

O aproveitamento integral contribui não apenas para o enriquecimento nutricional da dieta diária das pessoas e para a redução do detrito orgânico, como também proporciona uma maior variedade nas preparações dos pratos, economia no orçamento familiar e colabora para preservação do planeta.

Para auxiliar você a aproveitar melhor os alimentos que tem em casa, mostraremos três receitas. dá uma conferida:

Bolo de casca de frutas: 

Ingredientes: 2 copos de cascas de frutas lavadas (manga, goiaba, banana, pera); 1 ½ colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de fermento em pó; 2 ovos; 2 ½ copos de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 copo de açúcar; 1 pitada de sal.

Modo de preparo: bata as cascas com o leite em um liquidificador. Depois coe o líquido e reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar. Acrescente as cascas batidas, a farinha, o fermento e misture bem. Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

Bolinho de vegetais:

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de casca de chuchu, cenoura, berinjela; ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa; ½ xícara (chá) cebola ralada; 1 dente de alho; 2 colheres (sopa) de óleo para refogar; 4 colheres (sopa) de farinha de trigo; ½ xícara (chá) de leite; ½ xícara (chá) de água; 1 xícara (chá) de arroz cozido; ½ xícara (chá) de farinha de rosca; 1 xícara(chá) de óleo para fritar.

Modo de preparo: lave bem as cascas dos legumes e talos das hortaliças, pique-os e reserve. Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte as cascas e os talos e, se necessário, ½ xícara de chá de água. Refogue até ficarem macios. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado. Cozinhe mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e misture o arroz cozido. Faça bolinhos, passe-os na farinha de rosca e frite.

Salada de casca de abóbora:

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de casca de abóbora; 1 e ½ xícara (chá) de tomate picado; ½ xícara (cha) de cebola picada; 4 colheres de sopa de azeite; Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo: Lavem bem a casca da abóbora em água corrente e rale-a. Em uma panela coloque água para ferver e cozinhe a casca. Depois de cozida, escorra a água e deixe esfriar. Junte o tomate, a cebola, tempere com o sal e o azeite e leve à geladeira. Sirva Fria!


Escrito por: Josiane Marcon - Nutricionista na URI-FW


Fotos


Comentários