Ano novo, novos hábitos: vamos adotar um estilo de vida mais sustentável?

Ano novo, novos hábitos: vamos adotar um estilo de vida mais sustentável?

Muitas pessoas acham que a sustentabilidade é algo difícil ou inatingível, mas ela começa com as pequenas ações do dia-a-dia, que todos podemos praticar. Mas o que é ou torna uma vida sustentável? Vida sustentável é a prática de reduzir a demanda por recursos naturais, certificando-se de substituir o que usamos da melhor maneira possível. Às vezes, isso pode significar abster-se de consumir um produto fabricado através de práticas que não promovem a sustentabilidade (lembrando que ela se baseia nos pilares ambiental, social e econômico) ou que envolve mudar a maneira como fazemos as coisas para que sejamos mais efetivos e ativos dentro do ciclo da vida. Todos sabemos (ou deveríamos saber) que as mudanças climáticas, o aquecimento global, a diminuição da camada de ozônio, a poluição e o esgotamento de recursos são reais e seu impacto na vida humana e animal pode ser devastador. 

A virada do ano é uma ótima oportunidade para as pessoas repensarem suas ações (ou a falta delas) e começar o ano com mais propósito, adotando um estilo de vida mais sustentável e consciente, que pode ajudar a reduzir a pegada de carbono ou impacto ambiental, bastando alterar seu estilo de vida. Medidas simples, como usar menos o carro e fazer mais voltas a pé ou de bicicleta, reduzir o consumo de energia, tomar banhos mais curtos e separar adequadamente o lixo podem ajudar bastante a reduzir o impacto ambiental e tornar este planeta um lugar mais limpo e seguro para nós e para as próximas gerações. Se todos fizerem um pouquinho, a soma de todos os esforços será recompensada, mas é importante fazermos isso coletivamente, para realmente promovermos as mudanças necessárias.

Algumas ideias para começar o ano de forma mais sustentável, consciente e feliz:

Pratique o minimalismo

Minimalismo não significa viver sem nada, mas que você está se certificando de que tudo o que possui e usa é colocado em seu objetivo máximo. Isso inclui os resíduos também. Com um estilo de vida minimalista, você reciclará mais e estará atento aos itens que apoia e que estão sendo produzidos para que a sustentabilidade seja enfatizada. No tocante ao guarda-roupa, que tal ter menos peças, mas de mais qualidade, para durarem mais?

Vá de bicicleta ou caminhe

Quanto menos usar o carro, mais você e o meio ambiente serão beneficiados. A vida sustentável não apenas promove a sustentabilidade, reduzindo a poluição e o consumo de recursos naturais; caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho também fará melhorar sua saúde e reduzirá a pressão sobre o sistema de saúde pública. Em tempos de pandemia, compartilhar o uso de carros ou dar caronas talvez não seja a melhor opção, mas é importante repensar os deslocamentos baseados em energias fósseis.

Desconecte o dispositivo eletrônico quando não estiver em uso

A maioria dos dispositivos eletrônicos continua consumindo eletricidade, mesmo quando estão desligados. Para reduzir o uso de energia, basta puxar o plugue quando não estiver em uso. Isso ajudará a economizar energia e reduzir sua conta mensal de eletricidade. Além disso, dê-se o luxo de se desconectar por alguns momentos quando estiver em casa, após o expediente, deixando a vida virtual de lado para realmente estar presente para sua família.

Compre produtos com menos embalagem

Sempre que fizer compras, prefira produtos com menos embalagem. O excesso de embalagem vai para o lixo e, a partir daí, segue para os aterros sanitários na maioria dos casos. Além de contaminar ainda mais o meio ambiente, também apresenta sérios efeitos à saúde de seres humanos e animais.

Abandone o plástico

O plástico nunca vai embora e leva milhões de anos para se decompor. Ele pode ser encontrado em grandes ou pequenos formatos nas superfícies do oceano afetando muito a vida marinha. Todos os anos, um grande número de mamíferos, focas e aves marinhas, é morto após ingerir plástico ou se enroscar nele. É hora de todos mudarmos para sacolas reutilizáveis ao invés dos sacos plásticos, da mesma forma como já conseguimos abandonar ou reduzir o uso dos famigerados canudinhos.

Ignore itens de uso único

Encontramos descartáveis em todos os lugares, tais como canudos, sacolas, talheres e copos de plástico, fraldas, aparelhos de barbear, sem falar nas máscaras usadas na pandemia, que não podem ser reutilizadas pelo risco de contaminação. Tudo isso é uma verdadeira praga para o meio ambiente. Talvez você não consiga remover todos os itens single use, mas certamente poderá reduzir seu uso substituindo por reutilizáveis. Tenha seus próprios kits com copo, xícara ou garrafinha reutilizáveis, que podem ir com você para qualquer lugar.

Pratique um Eco Day

Um único dia ou tarde ou pelo menos uma hora por semana sem consumir recursos: defina seu próprio tempo e dê uma pausa a si e ao planeta. Durante esse período, não compre nada, não use máquinas, não troque itens elétricos, não cozinhe, não atenda o telefone, aproveite a luz do dia. Apenas relaxe, medite, respire. Há vida no off line também.

Dê o exemplo e inspire quem está ao seu redor- Todos somos micro influenciadores dos nossos amigos e familiares, então vamos mostrar na prática aquilo que o eco discurso prega. Não adianta nada torrar o cartão de crédito no brechó e se encher de roupas que você sequer precisa- isso não é consumo, é consumismo! Quando tiver aquele impulso consumista, lembre-se do mantra da Vivienne Westwood: Compre menos, escolha bem e faça durar!

O desafio é atuarmos individualmente, sendo responsáveis por nossas ações em prol do coletivo. O meio ambiente agradece e nós teremos uma vida muito mais feliz, com o que realmente importa, que certamente não são “coisas”.

 

*Correio do Povo 


Fotos


Comentários