Agroindústrias: qualificação para expandir mercados

Agroindústrias: qualificação para expandir mercados

Com um trabalho pioneiro na orientação dos municípios da região da Amzop na implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), bem como ao processo de equivalência destas localidades ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Admau) firma nova parceria com o poder público de Frederico Westphalen, para que as agroindústrias locais possam comercializar seus produtos de origem animal em todo o Estado. A assinatura ocorreu no dia 8 de setembro.

Desde 2018, Frederico Westphalen possui a equivalência ao sistema estadual de inspeção. Entretanto, o município, até hoje, não conta com nenhuma agroindústria comercializando seus produtos com o selo do Susaf, embora algumas já estejam adequadas aos padrões estabelecidos pela normativa. “Com o convênio, contratamos mais uma médica veterinária que está dando suporte a seis agroindústrias que têm condições de mercado e de estrutura, apenas com algumas melhorias, a aderirem ao Susaf e passarem a comercializar seus produtos no Rio Grande do Sul”, explica o assessor executivo da Admau e coordenador da equipe de médicos veterinários da agência, Marco Antonio Garcia. As agroindústrias que estão recebendo o suporte para realizarem as adequações são de embutidos, ovos, mel e laticínios.

Outra exigência para que ocorra a equivalência é que os Serviços de Inspeção Municipais mantenham convênio com um laboratório oficial para a realização das análises necessárias nos produtos. Mais de 20 municípios da Amzop têm como referência os Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro) da URI-FW, e outros estão em processo de assinatura do convênio. “A universidade faz parte da governança da Admau, que coordenou este processo junto com a Amzop. A intenção é de que todos os municípios tenham o convênio, já que a assinatura do mesmo não tem nenhum custo, e também pela proximidade para a realização das análises e custos mais reduzidos”, complementa Garcia.

Susaf, o que é?

O Susaf/RS é um programa que busca equidade sanitária na produção, garantindo qualidade e padrão para a comercialização de produtos regionais, sendo um sistema que permite que agricultores familiares gaúchos, registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) vendam seus produtos em outros municípios.

A implantação do Susaf/RS regulamentado pelo Decreto Estadual n° 49340, de 5 de julho de 2012, permite aos estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção municipais e que estejam engajados neste sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (Cispoa).

Para que os municípios obtenham, de forma voluntária à adesão a esse sistema, é necessária a comprovação da equivalência junto à Seapdr dos seus processos e procedimentos de inspeção e fiscalização.

 

 

*Matéria do Jornal Folha do Noroeste - Marcia Sarmento 


Fotos


Comentários