A importância de comprar produtos locais

A importância de comprar produtos locais

Você já se perguntou quantos quilomêtros os alimentos percorrem até chegar a nossa mesa? Por onde passam, quem os produz? 

Consumir produtos da agricultura famíliar é um hábito que influência de forma positiva não só a nossa saúde, mas também outros fatores como a economia, a cultura e as famíliares que produzem. Veja os seis motivos que devemos ter em mente para consumir produtos locais: 

1) Produtos mais frescos e saudáveis: 

Quanto mais rápido o alimento chegar até você, maior é a probabilidade de ele não ter perdido todos os nutrientes benéficos para a sua saúde. Alguns alimentos, mesmo que in natura, podem ter seus valores nutricionais alterados devido a condições precárias do transporte por longas distâncias.

2) Fortalece a economia da região:

Além de ajudar famílias e agricultores que moram em regiões, o consumo de produtos locais ajuda a aquecer a economia de pequenas comunidades. Você não só fortalece os negócios da sua região, mas também fortalece as relações com as pessoas que estão próximas de você. O dinheiro é feito aqui e fica aqui.

3) Menos lixo, desperdício e poluição:

Com menos tempo de transporte, o produto local utiliza menos embalagem, gerando um volume menor de lixo e desperdício. Reduzindo o transporte, reduz também as emissões de carbono na atmosfera.

4) Preservação dos espaços rurais:

Com o crescimento das cidades e das grandes indústrias, muitas pessoas se veem forçadas a se adaptar a uma cultura global. Com isso também se perde a cultura regional. Valorizar quem faz localmente ajuda a manter seus negócios, mantem sua cultura e evita que a cidade se torne uma cidade cinza.

5) Construção de uma comunidade:

Ao comprar um alimento em comércios pequenos você está criando uma conexão entre quem come e quem planta. Saber qual alimento vem com determinada época do ano é incrível. Indo a feira do produtor ou cooperativas, você passará a prestar atenção em quais alimentos são ofertados, além de conhecer vários outros que talvez nunca tenha visto.

6) Investimento no futuro:

Ao apoiar agricultores locais hoje, você está garantindo que eles continuarão a existir em sua comunidade amanhã. E isso também significa sempre ter oferta de comida boa e de qualidade perto da sua casa.


Fotos


Comentários